
Pablo Escobar em Flagrante
Juan Pablo Escobar
Editora Planeta
256 páginas
Quando parecia que tudo já havia sido revelado, eis que surgem novos e surpreendentes fatos sobre Pablo Escobar. Com o sucesso do seu primeiro livro – Pablo Escobar, meu pai – Juan Pablo percorreu a Colômbia e outros países da América Latina fazendo lançamentos e palestras. Nessas suas andanças, descobriu muita coisa que não sabia. E alguns personagens que haviam se recusado a conversar com ele, resolveram falar. O resultado é um retrato ainda mais minucioso do maior traficante das américas. Entre as novidades, Juan Pablo conta onde e com quem o pai estava quando seus pistoleiros assassinaram o ministro da Justiça Rodrigo Bonilla. Também expõe as minúcias de sua relação com o grupo rebelde M-19 e com o Barry Seal, piloto da CIA e informante da DEA. Mas foram as alianças macabras com a corrupção internacional que deixaram o filho assustado. “Confesso que fiquei com medo de trazê-las a público”, afirma ele.
Pablo Escobar em Flagrante - o que meu pai nunca contou, é o segundo livro e Juan Pablo Escobar sobre seu pai, Pablo Escobar, conhecido mundialmente como um dos maiores narcotraficantes da Colômbia. Juan acreditava ter escrito tudo que sabia sobre o pai no primeiro livro escrito sobre o mesmo, intitulado "Pablo Escobar Meu Pai", porém após conseguir encontrar e conversar com muitos personagens da vida que o pai levava, sentiu a necessidade de escrever outro livro, mesmo com medo do que essas revelações poderiam lhe causar. O livro também trás um acervo de fotos exclusivo de Pablo, o que deixa-o ainda mais interessante.


Juan Pablo encontrou-se com pessoas diretamente ligadas a história de seu pai, como filhos de homens assassinados em nome de Pablo Escobar, capangas de seu pai na época e até vítimas de atentados feitos pelo grande chefe do tráfico naquela época. Segundo Juan, sua intenção ao relatar as verdades sobre o seu pai é que as pessoas enxerguem o quanto a vida de um traficante é complicada e muitas vezes fatal. Seus relatos sobre a forma que viviam - sempre cheios de seguranças e mudando-se de casa em casa por conta dos atentados contra suas vidas - são cheios de emoção e contam o lado ruim da história de Pablo Escobar. Segundo Juan, os filmes e séries que relatam a vida de seu pai são mentirosos, pois mostram Pablo como um super-herói, alguém que todos gostariam de conhecer ou até mesmo se tornar igual. Inclusive, ele relata os muitos erros da série "Narcos", produção feita pela Netflix sobre a história de seu pai.


Dessa forma, o filho de Pablo Escobar escolheu viver uma vida completamente diferente da do pai. Apesar de amá-lo incondicionalmente, não considera-o alguém para se espelhar, afinal de contas, viveu e fez com que sua família vivesse anos de angústia e medo da morte - como foi o seu próprio final. Juan acredita ter a missão de desmistificar a vida maravilhosa que as produções cinematográficas insistem em pintar sobre a vida do pai e além dos livros que escreveu realiza palestras para aconselhar os jovens a não entrarem nesse mundo que só apresenta malefícios.

***
Livro oferecido através de parceria com a Editora.
Nossa Ana, gostei dessa resenha, acredito que seja ser difícil estar na pele de Juan, visto que ele é filho de um "legado", gostei ainda mais da notícia de saber que ele encontrou um caminho diferente do pai, mesmo sendo relativamente difícil, porque assim: na maioria dos casos há aquela herança das "riquezas e dividas".
ResponderExcluirBjbj <3
ps: adorei as fotos, a última ficou com um foco maravida.
ExcluirTherefore, people ingest more evening online.
ResponderExcluirTherefore, people take more period online.
ResponderExcluir